O Dia Mundial da Poesia, a celebrar a 21 de março, foi proclamado pela UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura, a 16 de novembro de 1999 na XXX Conferência Geral da UNESCO, com o intuito da defesa da diversidade linguística.
Esta exposição está enquadrada numa semana dedicada à sensi-bilização da comunidade para a realidade da violência doméstica e a angariação de fun-dos para ajudar a União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) e a Associa-ção Portuguesa de Apoio à Víti-ma (APAV).
Em 2011, a Associação de Apoio à Vítima (APAV) registou um total de 15.724 factos criminosos que se reflectiram em 6.737 proces-sos de apoio ao flagelo da violência Tendo estes dados em mente, esta exposição apresenta um olhar sobre este problema social que muitas vezes é esquecido, mas que se encontra sempre presente.
Paralelamente a esta exposição, no dia 15 de Março haverá um debate e um concerto a cargo dos “Muri Muri”, sendo estas actividades promovidas pelo Grupo de Investigação n.º6 “Moderna Diferença” do Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa (CEAUL).
Programa:
Exposição Um Olhar sobre a Violência Doméstica
Debate dia 15 de Março pelas 17h no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa
Concerto dia 15 de Março pelas 21h no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa (Entrada 5 €.– Bilhetes à venda na AEFLUL
Recolha de donativos para as Casas Abrigo da UMAR duran-te todo o mês de Março ( Asso-ciação de Estudantes da FLUL
No dia 17 de Fevereiro (sexta-feira) pelas 17h, terá lugar o átrio da Biblioteca da faculdade de Letras de Lisboa o lançamento do Livro: "Os Peppini" do escritor Flávio Quintale.
Sinopse: Romance que narra a história de quatro gerações de uma família ítalo-germânica instalada em São Paulo ao longo do século XX. Tendo como painel de fundo a história do ocidente e, em particular, do Brasil, desfilam personagens envolvidas em intrigas em que afloram o amor, o ódio, a revolta, a ganância, a traição, a vingança e a compaixão. Ambientado em São Paulo e em diversas cidades da Europa, o romance narra o processo de formação do artista em busca de sua identidade. Synopsis The Novel “The Peppinis” tells the story of four generations of an Italian-German family settled in São Paulo, throughout the twentieth century. Having the Western history as backdrop, and particularly the Brazilian history, the novel portrays characters involved in many intrigues which love, hate, revolt, greed, betrayal, vengeance and compassion play a great role. Set in São Paulo and some European cities, the novel describes the apprenticeship process of the artist in search of his own identity.